domingo, 30 de janeiro de 2011

texto sobre Bullying

Qual a importância de conhecer o problema do Bullying para a melhoria do trabalho em Língua portuguesa?
   A qualidade do ensino nas escolas brasileiras vem melhorando com o passar do tempo, porém ainda não estão adequadas para suportar os problemas que a sociedade trás, como a exclusão social a indisciplina, a agressividade, a falta de estrutura familiar e de educação dos alunos e alunas acarretando ao grande problema em questão - O Bullying.
   Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapazes de se defender. Também existem as vítimas, agressoras, ou autores / alvos, porém também são vítimas de Bullying pela turma.
   Muitos alunos são perseguidos, intimidados, ridicularizados, coagidos, acusados, comparados, constrangidos, criticados, são chamados a atenção publicamente, menosprezados, agredidos verbalmente e muitas vezes quem causa isso aos alunos são os professores que mostram preferência a determinados alunos em detrimento de outros, rebaixando assim a auto-estima de tais. As conseqüências do Bullying são muitas, pode gerar inúmeros sentimentos negativos, cujos resultados geram sensação de impotência, prejudicando o rendimento escolar e promovendo a desmotivação para os estudos. Sendo assim percebe-se a importância de conhecer o problema do Bullying para a melhoria do trabalho em Língua Portuguesa.                              

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

minha educação

   Eu sou Cátia de Souza Silva, tenho 17 anos e comecei a estudar aos 3 anos de idade, porque minha irmã mais velha já ia para a escola então eu pedi minha mãe para me matricular também. Eu já sabia o alfabeto antes de iniciar o pré, pois meus pais já haviam me ensinado em casa. Minha primeira escola foi a Centro de Educação e Cultura (CEC) onde eu estudei até a alfabetização, a partir da primeira série passei a estudar no colégio Centro de Educação Integrado de Ireçê (CEII), onde meus pais trabalhavam, minha mãe como bibliotecária e meu pai como mecânografo. Para eu consegui estudar lá tive que fazer um teste para ver se eu estava realmente capacitada para começar a primeira série, visto ser muito pequena e ter apenas 5 anos de idade, a coordenadora pediu que eu lêsse um livro e fizesse um resumo depois, e eu consegui realizar essa tarefa. Daí em diante me esforcei para sempre tirar notas boas sem que houvesse necessidade para recuperaçao, e foi assim durante todos os meus anos escolares. Terminei o 2° grau em 2009 e hoje estou cursando letras na UNEB.