terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Trabalhando a leitura e o ensino de literatura
   Analisando o ensino de literatura, percebe-se que a falta de visão crítica, a dificuldade de maior compreensão dos textos e a apreciação pela Literatura, quer brasileira ou estrangeira por parte dos alunos é decorrente de todo um processo de aprendizagem imposto pela própria metodologia vigente em todo sistema educacional público e privado do nosso país.
  O Sistema autocrático e unilateral imposto na formação do aluno-leitor não dar a mínima condição de dotá-lo de visão crítica e apreciativa da literatura em si, direcionando este aluno leitor a visualizar um texto não como um analista do contexto, mas como uma pessoa que deva navegar neste texto buscando os sujeitos e predicados, objetivando o rumo dos substantivos e adjetivos, perfazendo assim uma visão literária respaldada tão somente pela gramática normativa.
  A Gramática Normativa é necessária, claro, mas se estudada em outro contexto, ou seja, no seu próprio universo lingüístico. A Literatura, é arte, é técnica, é cultura, é informação, é formação, é entretenimento, é viagem, é interação entre leitor e criador. Portanto, o estudo da literatura em nossas escolas inclusive na formação dos nossos professores, quer do Jardim à Universidade, deveria ter esta visão, assim o ato de ler pelo aluno passaria a ser mais apreciado e a literatura passaria a ocupar o seu verdadeiro espaço no contexto social.
  Certamente para ocorrer mudança dessa natureza, outros aspectos no contexto educacional devem ser considerados, entre eles está à reinterpretação da escola do seu corpo discente. Como levar uma peça literária a um aluno sem ao menos conhecer as suas origens e limitações? Hoje não fazemos isso, simplesmente empurramos o texto de garganta adentro e cobramos uma interpretação de um aluno que ao menos sabe fazer uma leitura do seu próprio contexto social.
  Portanto, se chegarmos ao patamar de entender literatura como um processo espontâneo, onde a palavra de ordem seja a liberdade de expressão dotada de criatividade dentro da linguagem a quem nos destinamos alcançar, certamente teremos um futuro repleto de pessoas mais nobres em todos os sentidos.

20.02.11


Nenhum comentário:

Postar um comentário